Regulamentos

X

PRECISAMOS MUDAR NOSSO ESTILO DE VIDA AGORA.

O sedentarismo no Brasil já é considerado um problema de saúde pública devido a seu crescente aumento ao longo dos anos. A população atual gasta bem menos calorias por dia do que gastava há 100 anos, com o sedentarismo afetando aproximadamente 45% dos brasileiros. O dado é o mais recente do estudo Diagnóstico Nacional do Esporte, divulgado em 2016, que tem o objetivo de ampliar e detalhar as informações sobre a cultura esportiva no Brasil.

Este ano, o Ministério da Saúde revelou números alarmantes sobre o aumento da obesidade no país. Segundo o levantamento, uma em cada cinco pessoas está acima do peso. A prevalência da doença passou de 11,8%, em 2006, para 18,9%, em 2016. O crescimento da obesidade também pode ter colaborado para o aumento da prevalência de diabetes e hipertensão. As doenças crônicas não transmissíveis pioram a condição de vida e podem matar. O diagnóstico médico de diabetes passou de 5,5%, em 2006, para 8,9%, em 2016. O de hipertensão, no mesmo período, saiu de 22,5% para 25,7%.

O PRIMEIRO PASSO É SEMPRE O MAIS DIFÍCIL. E O MAIS IMPORTANTE.

Uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas podem ajudar a melhorar a qualidade de vida da população. Entre os benefícios, estão a perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o “colesterol bom”). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas. Segundo pesquisas, a pessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa diminui o risco de morte por doenças do coração em 40%. Isso mostra que uma pequena mudança nos hábitos é capaz de provocar uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida. E as corridas de rua têm assumido uma posição de destaque entre as atividades físicas preferidas pelos brasileiros. A corrida é um exercício aeróbico e sua prática regular potencializa o sistema de transporte de oxigênio do qual o coração é o órgão fundamental. Além de um grande benefício para a saúde do coração, a corrida também acena para uma expectativa de qualidade de vida e longevidade.

O CIRCUITO DE CORRIDA SESI

O Circuito de Corrida SESI é uma prova de pedestrianismo à distância realizada desde 2008. Este ano, o evento acontece no dia 29 de outubro, no Recife (PE); no dia 19 de novembro, em Maceió (AL); e em Fortaleza (CE), no dia 10 de dezembro, todos com provas de 5 km e 10 km. A expectativa dos organizadores é de uma participação de 3.900 pessoas por cidade. Ao se inscreverem, elas receberão camisa e chip, além de medalha de participação ao final da prova. A Corrida premiará duas categorias, Industriários e Demais Participantes, que receberão troféu e premiação em dinheiro.

DATAS:

· RECIFE/ PE – 29.10.2017.
· MACEIÓ/ AL – 18.11.2017.
· FORTALEZA/ CE – 10.12.2017.

UM FORTE TRABALHO DENTRO DAS INDÚSTRIAS SERÁ REALIZADO PELAS FEDERAÇÕES DE ATLETISMO DE CADA ESTADO, EM PARCERIA COM OS SESIS LOCAIS, PARA INSCREVER INDUSTRIÁRIOS GRATUITAMENTE NO EVENTO, INCLUINDO A ENTREGA DE CAMISA E CHIP PARA A PROVA. UM MÍNIMO DE 1.000 (MIL) OPERÁRIOS SERÃO INSCRITOS POR ESTADO, COM O APOIO DE MATERIAIS DE DIVULGAÇÃO QUE SERÃO DISTRIBUÍDOS NAS INDÚSTRIAS.